Você pode estar pensando duas coisas sobre mim. Na verdade existem googol opiniões sobre mim que podem estar na sua cabeça, mas duas delas são importantes. Uma pode ser "nossa, esse cara sabe das coisas", a outra é "que tremendo babaca". Pois nenhuma das duas está errada. Mas também nenhuma das duas está certa. Bem como todos os meus textos; nenhum está errado, tampouco certo. É, eu sei, mas daqui a pouco passa, só continue lendo.
Pessoas discutem todo dia por, todo tipo de coisa. Política, religião, filosofia, psicanálise. Usam argumentos formados, dialética elaborada, mas também gritos e xingamentos. O problema é que, na maioria das vezes, não se trata de estar certo ou errado, trata-se de ponto de vista. Não se trata de vencer ou perder, mas de aprender. É triste quando duas pessoas se esbofeteiam por causa de duas opiniões divergentes, mas é ainda mais triste quando duas pessoas brilhantes têm pontos de vista diferentes e não percebem que ninguém vencerá essa épica batalha de eloquência, e nenhum dos dois leva nada da discussão. Eu já cansei de ver isso acontecer.
Você não pode discordar de alguém, isso é uma ofensa! Estar errado é inadmissível! E tudo se perde. Todo o conhecimento que poderia ser produzido, toda ideia que poderia surgir, toda solução de problema, toda resposta, tudo se perde. As pessoas caem no abismo do saber, e são consumidas pelo "estou certo", até não aprederem mais nada com ninguém a não ser consigo. Se esquecem de que são humanos e que o natural é estar errado e aprender, partem do princípio de que estão certos, e de que nada novo pode surgir.
Aprender é o intuito de uma discussão. Vislumbrar os argumentos do próximo, se render, se colocar no seu ponto de vista, aprender a concordar, voltar pro seu próprio ponto de vista e aí discordar. E se todos fizessem isso, todos saberiam mais. Quem sabe o mundo soubesse mais, quem sabe as coisas fossem melhor. Mas eu não acredito em mudar o mundo, como bem explícito no post anterior. Eu acredito em construir meu próprio mundo ao meu redor, e nesse mundo, eu nunca sei. Nesse mundo, eu só quero aprender. Nesse mundo, eu quero conhecer todos os pontos de vista, e conhecer bem. E se eu ensinar algo a alguém, consequência, somente. Eu só quero aprender.
Assim, e só assim, eu acredito que um ser humano pode evoluir. Evoluir pra mim significa ver além. Além do que você enxergava ontem, e menos do que você enxergará amanhã. Explique-me seu ponto de vista, mostre-me os detalhes da sua opinião. É isso que eu busco. Você discorda de mim? A escolha é sua. Diga-me por quê estou errado, eu quero saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário