sábado, 7 de julho de 2012

A suposta decadência


Você já deve ter ouvido por aí pessoas reclamando como o mundo está terrível. Violência, falta de respeito, doenças, corrupção, etc, etc, etc. Todo mundo gosta de falar "o mundo está apodrecendo, as pessoas não prestam hoje em dia". Hoje em dia, né? Sabe, houve um período da história chamado Idade Média, não sei se já ouviu falar. Os camponeses eram oprimidos sem direito a absolatamente nada pelos seus reis, pela igreja católica, pelos guerreiros cruéis. Pragas matavam milhões, as mulheres eram estupradas, os homens eram assassinados, as crianças, escravizadas. Aquilo era muito desconfortável, acredito eu. Mas hoje o mundo está terrível. Alguns séculos mais tarde surgiu um tal de Stalin, acho que era esse o nome. Ele governou uma nação com tanta crueldade que milhões morreram de fome na sua mão. E não foi por simples má administração, ele fez isso de propósito. Que deselegante, eu diria. Mas hoje o mundo está terrível.

Não quero de modo algum falar aqui que o nosso mundo é lindo. Não é. Tampouco que melhorou. Não melhorou. Só tenho uma simples opinião sobre isso: sempre foi assim, sempre será. O mundo sempre esteve rodiado pelas piores coisas, pelos piores homens... sempre foi assim. Muitos até falam de uma "inversão de valores", dizendo que hoje as pessoas pensam mais em dinheiro, fama, poder, que em amor, paz, honestidade, bondade... onde está mesmo a inversão? Por acaso o homem naturalmente é inclinado ao bem ou há uma luta constante para ser bom? Por acaso é fácil e natural ser bom ou você precisa, aí sim, inverter seus valores naturais para ser uma pessoa decente? Não, não é fácil fazer o bem.

O mundo sempre foi e sempre será esse lixo que você conhece, sinto muito. Mas você pode fazer melhor. Você pode construir o seu mundo ao seu redor, onde as coisas funcionem melhor. Seja bom para sua família, para seus amigos e principalmente para os desconhecidos que precisam da sua ajuda. Construa sorrisos, gargalhadas, lágrimas de alegria, construa seu próprio mundo. Inverta seus valores. Faça acontecer. Só não fique reclamando do "hoje em dia", acho isso uma total falta de respeito com aqueles que lutaram contra o dia-a-dia e morreram num lugar igual ou talvez muito pior que esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário